Supermercados.Labirintos Modernos.- Os Supermercados ou as chamadas "grandes superfícies" não são mais do que labirintos, locais aonde somos testados sem conhecimento prévio. Então vejamos:
Logo à partida dão-nos um carro, sem que para isso tenhamos de pedir um empréstimo. Pegamos no nosso carro e de lista na mão vamos a uma velocidade vertiginosa directos às prateleiras que nos interessam. Aqui a velocidade não é um problema, não temos limites, nem que soprar no balão. O pior que nos pode acontecer é chocar com outro carro, pedir desculpa e seguir a todo o vapor para outro corredor.
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As mães adoram os carros, porque estes não servem só para colocar as mercadorias.Mas são uma bênção dos céus, porque as suas criancinhas eléctricas adoram andar nestes carros. É a única altura em que não as chateiam, em que têm um momento de paz. Lá vão pedindo prendas, mas estão entretidos fingindo que guiam o carro e as mães voam para os corredores seguindo a sua lista. Viajam de corredor em corredor com as crias.
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Os solteiros, são a versão humana do Speedy Gonzales. Lista na mão. Carro à mão. Quinze minutos e estão feitas as compras do mês. Raça despachada. Labirinto conquistado.
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É sabido que temos pressa. Queremos comprar e sair dali o mais rápido possível. Sabemos aonde se encontram os produtos que consumimos habitualmente e é para lá que corremos quando entramos no labirinto. Não temos tempo a perder. É simples.
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Mas os senhores, os donos dos labirintos não são parvos.
Então num belo dia, resolvem mudar tudo de lugar. No corredor aonde se encontrava a Coca-cola, agora encontra-se o leite. Aonde estava a farinha, agora quem reina ali é o azeite. E nós, na nossa santa ignorância entramos a correr e vamos directos aos nossos corredores para darmos de caras com o Caos. Não encontramos porra nenhuma e, o que levava trinta minutos por esta altura já vai em uma longa hora e trinta minutos. Encontramos todo o tipo de produtos, menos os que queremos. É frustrante. Muitos de nós, desistem e tentam encontram um homem de branco para perguntar aonde esconderam os nossos produtos. Se tivermos sorte, encontramos um à mão.
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Passado duas semanas, já sabemos aonde tudo se encontra, estamos felizes outra vez no nosso labirinto. O problema é que daqui a um mês ou dois, vamos andar outra vez perdidos, à toa. E porquê? É uma estratégia de marketing dos supermercados. Eles não querem que nós conheçamos bem demais o labirinto, porque se assim acontecer, nós simplesmente só compramos o que precisamos. Vamos directamente ao que queremos, não desviamos a nossa atenção para outros produtos e isso é mau para o negócio. Assim, enquanto andamos desorientados à procura do que queremos vamos dando uma olhadela pelo que não queremos e talvez até atiremos algo para dentro do carrinho de compras. Durante a semana de adaptação, vamos comprando coisas de que não precisamos porque estamos chateados à procura das que precisamos.
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Os donos destes labirintos são sádicos. De cada vez que decidem mudar tudo de lugar, eu procuro sempre um homem de branco, a mim não me apanham a comprar fraldas para incontinentes só porque não encontro o que necessito.
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Mas isto sou só eu